Existem muitos modelos de aeronaves para a prática do aeromodelismo, e talvez muitos cometem o erro de comprar um avião que parece ótimo, mas para voar exige boas habilidades de pilotagem …

aeromodelismoPara iniciar o RC modelismo, aeromodelismo, você irá necessitar de um instrutor ou uma pessoa que tenha experiência no assunto. O tipo de avião mais recomendado para quem deseja se ingressar no hobby de aeromodelismo é a aeronave caracterizada por ser de asa alta (a asa fica acima do avião, dando-lhe mais estabilidade) tem bastante diedro, voo lento, trem de pouso tipo triciclo (duas rodas sob as asas e um no nariz, o que o torna muito estável na terra e fácil de controlar), e sempre tende a recuperar sua posição estável de repouso (se o avião não voa plano, ele simplesmente nivelará ao solo).

Estas características são grandes para a aprendizagem. Um avião de treinamento pode ou não ter flaps nas asas. Quando se pergunta se é melhor aprender com flaps ou sem as respostas são variadas. Do meu ponto de vista, é melhor começar a voar com flaps nas asas. Além de ser mais flexível e, portanto, mais divertido para voar sem limites, as asas sem flaps vão deixar você se cansar rapidamente e querer deixar o hobby ou você vai querer ter um segundo avião com flaps. E você vai perceber que terá de aprender a voar de novo, desta vez com a técnica de flaps.

aeromodelo ARFGeralmente você pode começar com dois tipos de modelos, kits (ou ‘full’ onde você deve construir tudo e pintá-lo), e do ARF (Almost Ready to Fly ou quase pronto para voar). No ARF em princípio, basta colar o leme, o elevador, juntando-se as asas, acopla-se o motor e o equipamento de rádio e um pouco mais. A principal vantagem de um avião ARF é que além de ser capaz de estar pronto para voar em um fim de semana, especialmente para o iniciante, poupando carga emocional de não ter trabalhado por dias em um avião para, porventura, estragar antes mesmo de tirá-lo do chão pela primeira vez. Eu, pessoalmente, recomendo iniciar com um modelo em que você mesmo tenha construído, assim você vai saber muito mais, e será mais fácil de você repará-lo.

-O RC Aeromodelismo ou aviões radio controlados é um dos hobbies mais apaixonantes que nós podemos desfrutar e que todos deveriam experimentar uma vez, apesar de não se tratar de regra, exige uma formação adequada de normas mínimas de segurança, mas rigorosos para evitar acidentes.

rc aeromodelismoO RC modelismo reúne em si um conjunto de atividades que o tornam único, é necessário ter conhecimento básico de traçados de planos e sua interpretação, deve saber trabalhar com madeira, plásticos, metais, bem como usar a prancha para o forro com monokote ou pintura em aerógrafo ou pistola, noções elementares de eletrônica em aeronaves, motores e carburação, etc. e também permite que você desfrute a natureza que será nosso aliado natural, com suas vantagens e desvantagens quando se trata de colocar o nosso modelo no ar.

aeromodelismo com treinadorA primeira coisa que devemos considerar antes de começar, é que aeromodelismo não se pode aprender sozinho, o simples fato de poder levar um tombo e quebrar aeroplano, causou o abandono antes do tempo de mais de um futuro aeromodelista. Portanto, a primeira coisa a fazer é encontrar um treinador (instrutor de voo), qualquer aeromodelista experiente estará disposto a lhe ajudar. Ele poderá indicar os locais onde os aeromodelistas se reúnem nos fins de semana e conversar com eles, eles também irão aconselhar o modelo mais adequado e como construir.

O avião não é um brinquedo, voa e responde sob os mesmos princípios de um avião real, há apenas diferenças de tamanho e de peso e se o nosso avião se chocar contra um objeto ou uma pessoa pode causar danos permanentes, por isso devem seguir as normas de segurança extremas.

São poucos, mas é possível você fazer um excelente curso de aeromodelismo que irá lhe instruir em todas as etapas, desde a montagem do avião, normas a serem seguidas, até o voo propriamente dito. Dessa forma, você além de aprender rapidamente a fazer o seu primeiro voo, irá economizar com possíveis e inevitáveis acidentes e quebras do aparelho devida a falta de informação adequada.

O Aeromodelismo Completo é o curso definitivo para você que está querendo iniciar no hobby.

Se você deseja deixar o stress do dia a dia para lá, ter uma atividade em família, onde encontre amigos e ainda se divertir muito construindo e pilotando seus aeromodelos, esse é o lugar.

O Curso Aeromodelismo Completo é a reunião de 3 Cursos:

* Aeromodelismo na Prática
* Pilotando Aeromodelos
* Importando Aeromodelos

Ou seja, você irá aprender a:

* Entender o funcionamento
* Construir seu próprio aeromodelo
* Escolher as peças certas (motores, hélices, baterias, etc)
* Treinar
* Pilotar
* Fazer manobras
* Resolver alguns problemas
* Importar as peças e aeromodelos
* E muito mais…

Conheça esse maravilhoso curso aqui <<<

Não deixe seu hobby pra depois, faça o que gosta agora! Você merece.

Treinador Básico

A primeira vez que nos aproximamos de um aeródromo e observamos o voo de aeronaves de grande porte, construída com respeito à escala aos modelos originais com grande detalhe, com um som e voo tão real que assistir suas evoluções no ar não somos capazes de distinguir se são aviões de tamanho natural

treinador básicoComo devemos começar? Bem, a resposta é simples e clara: Temos de começar com um treinador, um treinador é um avião de construção elementar, de asa alta, com uma superfície de asa generosa e ângulo diedro ou ângulo formando na sua intersecção. Todas essas características tornam este avião que tem um voo suave e evolui no ar, para que responda aos nossos comandos corretamente, ou seja, voo lento em baixa velocidade e estabilidade, especialmente em nossas mãos, tudo isso faz com que o treinador asa alta a aeronave certa para começar.

Há uma série de critérios que devem ser atendidos para que um treinador seja ideal para o treinamento.

aeromodelo treinador

Asa alta– Um modelo de asa alta é muito mais estável do que uma asa baixa e tenderá muito menos ao balanço e ao efeito pêndulo. O peso do aparelho debaixo da asa (centro de gravidade CG), de modo a estabilização da fuselagem tende para baixo, como se fosse um pêndulo atuasse para igualar as forças.

 

Perfil de asa côncavo-convexa – A secção transversal da asa ou o que é o mesmo, o seu perfil deve ser plano-convexa, isto é, plana por embaixo e curva (convexa) acima, este tipo de perfil tem características de voo adequado para iniciantes e vai fazer o avião voar de forma mais estável.

 diedro do aeromodeloDiedro – A asa deve ter algum diedro. Ou seja, se colocarmos a asa sobre uma superfície plana e lá mantermos em equilíbrio, as bordas ou margens formarão com a horizontal um ângulo. O objetivo do diedro é tentar equalizar as forças, assim tenderá a elevar as asas para sua posição horizontal quando estas não estão alinhadas com o plano horizontal, um efeito que aumenta com um maior diedro, dando ainda maior agilidade ao avião. Uma aeronave com essas características se diz que tem um voo “pavão”

Asas proporcionais – A relação do comprimento da asa deve ser pelo menos 5 1/2 vezes a largura da asa.

Largura constante da asa – A largura da asa tem de ser a mesma a partir do centro da mesma nas suas extremidades. Isto distribui o peso uniformemente em toda a asa do avião.

Baixa carga alar – O peso dividido pela área da asa modelo deve ter valores mínimos. Isso faz com que a aeronave não perca sua sustentação, mesmo em baixas velocidades, situação que é importante, especialmente quando se aterrissa.

avião treinadorTamanho moderado – A maioria dos treinadores (aviões treinadores) são projetados para motores de entre 0,15 e 0,60. Os mais pequenos são mais susceptíveis aos efeitos do vento e, normalmente, a carga sobre as asas é maior, devido ao peso. As aeronaves maiores são mais fáceis de voar, porém mais complicado para transportar. A maioria dos treinadores são projetados para motores .40.

 

Estrutura compacta – Sua estrutura deve ser bem compacta para suportar pequenas batidas dos principiantes, ao mesmo tempo que devem ser construídos com materiais que sejam fáceis de reparar.

O treinador que atenda essas características, oferece as garantias suficientes para os iniciantes para que se tornem no avião adequado para aprendizagem.

Há muitos treinadores no mercado, mas nem todos satisfazem as características descritas acima, alguns são muito “nervosos” ou instáveis. Também existe a construção clássica, todas as partes e peças “pronto para voar” ou Ready to Fly (ARF). Mesmo as grandes lojas vendem um conjunto de iniciação que inclui todo o aparato necessário para começar, avião, rádio, motor, etc …

Conheça o maravilhoso curso Aeromodelismo Completo aqui <<<

Beginner RC Plane

Clube Matogrossense de Aeromodelismo

 

Aeromodelismo – 1º Voo solo do Cláudio Jr.

 

Aeromodelismo para Iniciantes

 

>>>> Tipos de hobby <<<<